Impostos na Alemanha, quais são eles?

Dizem que os impostos na Alemanha são altos, chegando a 45% do seu salário. No entanto existem faixas de desconto conforme o seu ganho anual. A taxa de 45% somente é aplicada na última faixa, quando seu salário for acima de 250.000 euros anuais. A filosofia na Alemanha é de quanto mais você ganhar, mais você deve contribuir.

No entanto, outros países europeus possuem taxas de impostos maiores do que os impostos na Alemanha. A Dinamarca, por exemplo, tem seu teto fixado em 55,6%,  Bélgica e Portugal estão em 53% e,  Holanda e Espanha em 52% em impostos.

progressao impostos na alemanha

Progressão de Impostos X Salário Anual

Como você pode ver no gráfico acima, se você ganha até aproximadamente 8.300 euros anuais, não nenhum imposto na Alemanha. Acima deste valor até aproximadamente 52.000 euros os impostos na Alemanha sobem progressivamente de 14% até  42% e, somente acima dos 250.000 euros anuais você chegará no topo no pagamento de impostos.

Além disso, existem categorias diferentes de impostos na Alemanha, em que você deverá se encaixar. Dependendo de sua categoria, a carga tributária no país poderá ser maior ou menor.

Por exemplo, se você é solteiro, divorciado ou viúvo sem filhos, você será enquadrado na categoria I – Klasse I. Esta categoria pagará um valor maior de taxas se comparado com uma pessoa casada, o qual se enquadrará na categoria III – Klasse III, e essa diferença chega perto dos 12%.

Quais são os impostos na Alemanha?

O seu contracheque na Alemanha estará recheado de descontos. Se você der uma olhada neles, verá que você terá dois descontos distintos: taxas de impostos – Steuerrechtliche Abzüge, e seguros sociais – SV-Rechtliche Abzüge.

Na categoria de Taxas de Impostos na Alemanha, você estará pagando:

  • Lohnsteuer – Imposto sobre o vencimento;
  • Kirchensteuer – Imposto para a Igreja;
  • Solidaritätszuschlag – Imposto de solidariedade.

A categoria de Seguros Sociais, descontará de você:

  • Krankenversicherung – Seguro Saúde;
  • Rentenversicherung –  Seguro de Reforma;
  • Arbeitsversicherung –  Seguro Desemprego;
  • Pflegeversicherung –  Seguro de cuidados especiais de saúde.

Como calcular o desconto em impostos?

Sabendo o seu salário anual, ou mensal, você poderá estimar o quanto de impostos que você precisará pagar na Alemanha, inclusive fazendo simulações entre categorias – Klasses, e valores de salário.

Uma forma fácil de fazer estes cálculos e visualizar um extrato de todos os descontos, é através dos sites http://www.parmentier.de e http://www.brutto-netto-rechner.info.  Estes sites fornecem uma calculadora on-line bastante precisa e rápida para calcular os seus impostos na Alemanha.  Com ela você saberá qual será o seu salário líquido e quanto sobrará para você.

* Atualizado 31/03/2016, adicionamos o site brutto-netto-rechner pois o site do parmentier estava fora do ar.

Você também poderá gostar de:

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

3 thoughts on “Impostos na Alemanha, quais são eles?

  1. Olá. Obtive uma proposta de emprego na Alemanha e para avaliar melhor, preciso saber em qual categoria de imposto eu entraria. Consegue me ajudar?
    Sou casada e sem filhos, mas meu marido não vai comigo nesse primeiro momento, eu moraria sozinha. Posso entrar na classificação 3 ou teria que ficar na 1?
    Muito obrigada!
    Luciana

    • Olá, Luciana!
      Primeiramente parabéns pela proposta de emprego! Se tudo der certo, com certeza você não te arrependerá de viver por aqui.
      Quanto suas perguntas, no primeiro momento você será enquadrada na categoria 1 e pagará mais importo, sim. Isso porque, mesmo casada, seu marido não estará morando aqui, e você não poderá fazer a “troca de categorias”.
      Como isso funciona?
      Quando seu marido vier viver contigo, você poderá optar por mudar a sua categoria para a 3 e, assim, pagar menos impostos. Mas essa troca tem um “efeito colateral”. Seu marido precisará mudar para a categoria 5, e pagará muito mais impostos.
      Essa troca é recomendada quando um dos conjugues não trabalha por aqui, ou o salário de um de vocês é muito menor do que o outro.
      De modo geral, quando casados e ambos recebem salários na alemanha, a categoria certa seria a 4, onde ambos pagam um pouco mais de impostos.

      A questão de filhos é um pouco diferente… Você não paga menos impostos por ter filhos, mas o governo te apoia com uma bolsa-maternidade – ou Elterngeld, em alemão – devolvendo uma parte do seu dinheiro. Atualmente esse valor é de 184 euros por filho, aumentando um pouco quando o casal tem mais de 4 filhos.
      Mas, novamente, seus filhos devem morar aqui para receber este benefício.

      Conseguimos te ajudar? Se tiver mais dúvidas, nos avise!
      Abraços! 🙂

  2. Olá. Obrigado pelo post esclarecedor. Estou em processo de entrevista para Dusseldorf mas não sei o quanto de imposto e desconto pagaria. A média salarial anual da minha área é 48K que daria 4000 mensais. Sou casado e temos uma filha de 5 anos. Creio que os descontos cheguem a 40% ou menos um pouco pelo gráfico, o que daria algo em torno de 2500 mensais. Isso é razoável para uma família viver em Dusseldorf? Minha esposa iria como acompanhante creio eu nesse caso. Poderia me ajudar, por favor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *