TOP 5 pontos turísticos para visitar em Berlim

Berlim é uma cidade voltada para a cultura e com muita história, e isso a faz ser uma cidade maravilhosa para o turismo e com muitos pontos turísticos para visitar.

Foi muito difícil mas eu consegui separar uma lista com 5 pontos turísticos em Berlim que você é obrigado a visitar antes de morrer! No entanto, se você tiver tempo com certeza vale muito a pena conhecer outras atrações também.

 

5 – Memorial do Holocausto

memorial holocaustoEm 5º lugar na lista dos pontos turísticos e a poucos metros do Portão de Brandemburgo encontra-se o Memorial aos Judeus Mortos da Europa ou simplesmente Memorial do Holocausto. Este memorial foi desenhado pelo arquiteto Peter Eisenman e inaugurado em 2005. O memorial consiste de 2.711 blocos de concreto cinza escuro e  de alturas variadas, distribuídos em fileiras paralelas. Também faz parte do memorial uma sala subterrânea chamada de “Local da Informação” onde há uma exposição que documenta a perseguição e o extermínio dos judeus.

4 – Reichstag/Bundestag

reichstagPróximo do Portão de Brandemburgo encontra-se também o Bundestag, antigo Reichstag,  um prédio que abriga o parlamento alemão. Além de ser muito bonito, o prédio de dimensões monumentais tem também uma rica história: em 1918, o político Philipp Scheidemann proclamou a República na Alemanha em uma de suas janelas. Em 1933 houve um incêndio no prédio, um acontecimento que foi usado como pretexto pelos nazistas para iniciar a perseguição aos seus oponentes. A cúpula e o terraço do prédio do Bundestag estão abertos à visitação, só é necessário se inscrever online.

 

3 – Portão de Brandemburgo

brandenburgerO belo e monumental Portão de Brandemburgo aparece em 3º lugar na lista de pontos turísticos obrigatórios para se visitar. O Portão de Brandemburgo era um dos portões que dava acesso a Berlim há séculos atrás quando a cidade ainda era pequena e circundada por um muro, numa espécie de fortaleza. Hoje é provavelmente o cartão-postal mais famoso de Berlim. O Portão de Brandemburgo está localizado na Pariser Platz, no bairro central de Mitte.

 

2 – Ponte Oberbaum

ponte oberbaumA Ponte Oberbaum é considerada um dos marcos históricos de Berlim, e por isso está em 2º lugar nesta lista de pontos turísticos para visitar. Antigamente esta ponte protegia a cidade e ligava os lados oriental e ocidental de Berlim. Hoje, ela oferece uma vista fantástica para a cidade e o rio. Olhando para o noroeste, você poderá ver o histórico Muro de Berlim e os murais da galeria de arte East Side Gallery que atualmente o adornam. Olhando na direção sudeste, poderá observar a escultura de aço Molecule Men, com 30 metros de altura.

 

1 – Muro de Berlim

muro berlimMais de 25 anos já se passaram desde a sua queda, mas até hoje o Muro de Berlim ainda exerce um grande fascínio nas pessoas. Então como vir à Berlim e não ver o Muro de Berlim?!? Tem que ver, faz parte do programa obrigatório. Existe ainda alguns locais onde se pode ver trechos remanescentes do muro: o mais famoso é o chamado East Side Gallery, que fica ao longo do rio Spree, entre a Ostbahnhof e a Ponte Oderbaum. Este trecho contém pinturas de artistas de diversas partes do mundo que expressam os acontecimentos políticos ligados ao muro.

Você também poderá gostar de:

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *